Pular para o conteúdo principal
Como Designers de Interiores criam casas com significado único?

Como Designers de Interiores criam casas com significado único?

O papel principal dos Designers de Interiores é aliar visão estratégica e criatividade para atender necessidades dos ocupantes de um espaço, papel esse que se tornou ainda mais importante depois do ano de 2020.

Casa virou sinônimo de tanta coisa, e os profissionais da área se tornaram ainda mais necessários para garantir espaços seguros, otimizados e agradáveis 24 horas por dia.

 

Design de Interiores: área que relaciona arte, otimização e qualidade de vida

A história e o contexto cultural das sociedades são grandes influenciadores dos movimentos artísticos, fontes de inspiração para todas as áreas do design, inclusive o design de interiores. 

Foi assim com o Renascimento, movimento artístico, intelectual e cultural com inspiração na Roma Antiga, e com o Modernismo, que teve suas raízes regadas pelas inovações artísticas europeias, como cubismo e futurismo.

Em 2020, a pandemia representou um marco na história mundial, e trouxe modificações na forma de viver em sociedade, incluindo o significado subjetivo da palavra casa. Passar mais tempo na residência fez com que ambientes virassem escritórios, sala de refeições, academia, escola e espaço de dormir, tudo ao mesmo tempo.

Os Designers de Interiores são profissionais capazes de assumir diversas atribuições relacionadas ao projeto de interiores, principalmente a de projetar ambientes que são mais do que bonitos, mas também confortáveis, adaptados, seguros e que estimulem a saúde – principalmente mental.

Ainda que a saúde sempre tenha sido uma exigência técnica, uma das tendências pós 2020 é, por exemplo, a busca de melhores materiais quando se trata de isolamento acústico e térmico, garantindo ambientes internos mais silenciosos e agradáveis para quem passa longos períodos em casa. 

 

Tendências no design de interiores

Tendência é algo que está na moda. Contudo, algumas mudanças promovidas pela necessidade de passar mais tempo em casa estão se tornando parte do padrão na hora de projetar casas e escritórios.

Ambientes multifuncionais, com toques de natureza e com área específica para o home office são três mudanças que vieram para ficar quando se fala em morar com qualidade de vida.

Casas com propósitos multifuncionais podem ser encontradas em diversos formatos, desde apartamentos comuns como as casas sobre rodas, e projetar moradias, independente do tamanho, é um desafio criativo para os Designers de Interiores.

Projetar interiores envolve estudo das necessidades dos ocupantes e das possibilidades do espaço construído, com foco em vários objetivos, como conforto, estética, segurança e saúde.

As melhores combinações de cores, mobílias, acabamentos e iluminação são capazes de impactar diretamente humor, produtividade e rotina dos habitantes, e o design de interiores vem adquirindo ainda mais importância à medida que passa a ser visto para além da questão estética.

Ambientes bem organizados e com boa setorização estimulam uma rotina mais agradável, e isso também vale para ambientes empresariais: luz natural, toques de natureza e nítida separação entre espaços de convivência e espaços para foco são capazes de impactar positivamente a rotina dos colaboradores.

 

O Designer de interiores é capaz de facilitar a rotina das pessoas?

É possível se sentir em casa em qualquer lugar? Criar raízes é um conceito amplo e subjetivo, tanto quanto a arte. Há quem se sinta em casa viajando pelo mundo, e há quem construa relações muito fortes com espaços físicos, principalmente quando há uma carga emocional envolvida.

Essas visões de mundo, estilos de vida e contexto cultural são levados em conta pelo Designer de Interiores na hora de criar um projeto, sendo o motivo pelo qual a palavra casa pode ter um significado único para cada pessoa.

A pandemia adicionou tantas atribuições para o espaço que chamamos de lar que novas necessidades estão começando a fazer parte do padrão, como os espaços multifuncionais, a presença de natureza e espaços destinados ao home office.

Além das casas, a pandemia também impactou a forma como escritórios são planejados, e a iluminação natural, boa ventilação e áreas de trabalho que preservem o espaço pessoal dos colaboradores passaram a ser itens obrigatórios para facilitar rotinas, sem perder de vista a conexão entre colaboradores.

 

Designers de Interiores levam identidade para cada projeto, e Casa das Persianas acredita no poder de conectar identidades, objetos e sensações.

Cadastre-se abaixo para receber nossa newsletter e se conectar com conteúdos futuros: