Decoração com papel de parede: a melhor opção para cada cômodo
Não é de hoje que a decoração com papel de parede é uma opção: ele surgiu na China, cerca de 200 anos antes de Cristo, feito com papel de arroz e exclusivamente na cor branca.
Após um tempo, sendo agora de pergaminho vegetal, cores e estampas puderam ser adicionadas artesanalmente e com a ajuda de carimbos de madeira.
Mas apesar do ‘upgrade’ no processo de fabricação, o luxo não era tão acessível assim – apenas palácios e casas de pessoas ricas e influentes recebiam a decoração, que chegou à Europa ali pelo século XVI por meio de comerciantes árabes.
Quais as vantagens e cuidados do papel de parede?
Rápido, prático e versátil. O papel de parede é facilmente aplicado e, se contratada uma mão de obra especializada, o processo dura ainda menos tempo. Perfeito para reformas econômicas e para dar um novo ar aos ambientes, ele pode ser colocado em qualquer parede dos cômodos interiores sem restrições: quarto, sala, cozinha, lavabo e, em alguns casos, até mesmo o banheiro.
A limpeza e manutenção do material é tão fácil quanto a sua instalação: se for o papel de parede vinílico, que recebe uma camada de PVC na sua composição, um pano úmido com sabão neutro resolve a higiene, movimentando sempre de cima para baixo da parede e em seguida secando-a com um outro pano, dessa vez seco.
O mesmo acontece com o TNT, que apesar de ser menos resistente que o vinílico, pode ser limpo da mesma maneira por ser feito de fibras de poliéster e celulose, imitando um tecido. Já o tradicional, também conhecido como vinilizado, recebe uma camada de verniz, podem ser limpos com um pano seco para tirar o pó.
Como calcular o tamanho ideal para a minha parede?
Antes da aplicação, é importante checar se a parede está em bom estado – sem manchas, trincas e imperfeições, como caroços que se tornam visíveis de perto. Se houver algo, a dica é passar uma massa corrida, lixar e passar uma demão de tinta. Esses cuidados garantem um resultado final de qualidade.
Para calcular a metragem correta de papel para a sua parede, você pode começar vendo quantas faixas precisa cortar, usando a largura do próprio rolo de papel e calculando o pé direito – acima do rodapé até o final da parede.
Aqui, é importante considerar 10cm a mais na conta, deixando 5cm para baixo do rodapé e 5cm para cima do forro, aperfeiçoando, assim, o acabamento.
Por onde começar a decoração com papel de parede?
Agora que você já conhece um pouco sobre o papel de parede, que tal pensar na decoração dos móveis e em qual parede (ou quais paredes) irá aplicá-lo?
Não existe regra exata quando se trata da decoração com papel de parede, mas a dica aqui é tentar harmonizar o estilo, as cores ou estampa escolhidos com os tons e o mobiliário já existentes no ambiente, ou se for o caso de uma reforma, com os novos móveis e elementos do cômodo.
Para te ajudar, separamos algumas dicas por área da casa:
-
Nos quartos
Aqui, considerando a durabilidade e qualidade, o indicado é o papel de parede vinílico, e quando se trata de cores e estampas, sua identidade dita o caminho.
Estamos falando de um local de descanso que muitas vezes também é um refúgio para relaxar, por isso é comum escolher as opções de cores mais claras e estampas que não cansem a vista.
Sinta-se confortável com o material escolhido e, para não deixar de manter o ambiente harmonizado, tente escolher uma paleta para o ambiente, e casar o papel de parede com ela.
-
No banheiro
Mas pode papel de parede no banheiro? Sim, porém com cuidado!
Ele é mais considerado para lavabos (aqui, você pode usar o papel de parede vinilizado), mas se o caso for um banheiro com chuveiro, opte sempre pelo vinílico.
“Posso usar papel de parede dentro do box?”
Alguns fabricantes indicam sim o papel de parede para áreas molhadas, mas vale lembrar que a durabilidade do material será menor em comparação com o papel aplicado em outros cômodos.
Quanto aos estilos, estampas e cores, os mais utilizados são papéis que imitam azulejos, tijolos, ou até mesmo papéis estampados, para dar uma cara nova ao ambiente.
Que tal um lavabo bem colorido? Se você estiver procurando um toque mais elegante, vale considerar papéis de parede que imitam mármore.
-
Na cozinha
Assim como o banheiro, o mais indicado para a cozinha são os papéis de parede vinílicos, já que são mais resistentes e de fácil limpeza.
Uma contraindicação para a cozinha, entretanto, é aplicar o material muito próximo à pia e ao fogão, o que irá diminuir a durabilidade, já que são áreas de uso frequente.
Dentre os mais escolhidos para acompanhar a decoração do local onde você prepara as suas refeições estão os azulejos portugueses, coloridos ou de cores neutras, e até mesmo papéis de parede que imitam tijolos e outros estilos de ladrilhos.
-
Na sala de estar
Um dos cômodos mais utilizados da casa merece uma escolha certa! Se a sala de estar da sua casa for pequena, para dar a impressão de um espaço maior, pense em cores mais claras e menos estampas. Um papel de parede mais minimalista ajuda a criar a sensação de um ambiente mais amplo.
Outra dica é escolher apenas uma parede para ser a “parede atraente” da sua sala. Ou, quem sabe, complementar uma que já recebe um móvel ou ornamento especial usando a decoração com papel de parede, como uma estante vazada, o lugar da TV, ou do sofá.
Agora que você já sabe por onde começar com a decoração com papel de parede, pode escolher os que melhor se aplicam no seu lar.