Pular para o conteúdo principal
Por favor, aguarde...
Saiba como evitar insetos com 4 tipos de telas mosquiteiras

4 tipos de telas mosquiteiras para se proteger dos insetos

Ainda há quem ache que é necessário proteger-se com telas mosquiteiras somente no verão, onde a proliferação de mosquitos é maior; porém, isso já está ultrapassado pois eles não são os únicos transmissores de doenças. 

Outros insetos e animais voadores podem tentar adentrar o ambiente a qualquer momento, e o ideal é estar sempre prevenido para que isso não aconteça. Afinal eles estão lá fora o ano inteiro e podem contaminar tudo o que tocam. Em algumas regiões do Brasil a proliferação de mosquitos é constante, assim como para quem mora em zona rural ou mais próximo a regiões de matas fechadas ou florestas. Por isso, é necessário conhecer os tipos de telas mosquiteiras para saber qual delas serve melhor para cada abertura da sua casa.

 

Telas mosquiteiras fixas

São ideais para locais onde não há passagem de pessoas ou objetos, como janelas exteriores, claraboias e cobogós. 

Elas permitem a passagem de luz e vento e, de acordo com a espessura da sua trama, podem evitar a entrada de pó e sujeira. Por serem fixas, são também mais resistentes à força, tanto externamente como internamente, o que as torna um modelo à prova de pets. 

Telas mosquiteiras fixas

Sua montagem é através de esquadrias fabricadas na medida exata para caber onde for necessário e o ideal é optar por um tipo de material que seja facilmente lavável. 

Com a durabilidade e funcionalidade que apresentam, as telas mosquiteiras fixas são as que possuem o melhor custo-benefício, tanto para compra como para manutenção. Mas, por serem fixas, perdem para os demais modelos em versatilidade.

 

Telas mosquiteiras móveis ou deslizantes 

Feitas para acompanhar o movimento da sua casa, as telas móveis podem ser fabricadas em vários tipos. Esquadrias deslizantes, peças fixas mas que acompanham o movimento de abertura das portas e janelas, cortinas instaladas entre os ambientes com ímãs para fechamento automático e telas retráteis são os principais.

Costumam ser escolhidas de acordo com a decoração, onde, em alguns modelos, podem até se esconder na parede ou imitar o movimento de cortinas painéis. 

Telas mosquiteiras deslizantes

Para a direita, para a esquerda, para cima ou para baixo, você escolhe o que for ideal e pode até acioná-las de forma automática, através de motores (via interruptor na parede ou controle remoto).

Elas vedam os ambientes como o modelo anterior, mas precisam ser abertas para permitir a passagem e nesse momento podem acabar permitindo a entrada de insetos, animais e sujeiras. Dependendo de qual seja o problema, a sua manutenção pode não ser tão barata como nas telas com esquadrias fixas.

 

Tela mosquiteira temporária

Ela é chamada assim por ser o tipo de tela que pode ser facilmente guardada depois do uso, e dependendo do seu encaixe, pode até ter uma vida útil menor que as demais. 

Geralmente é fácil de instalar e utiliza o sistema de velcro ou ímãs para fixá-la às aberturas e não necessita do tamanho preciso. 
É ideal para locais onde você possa decidir quando utilizar, como ambientes alugados e/ou temporários como Airbnb e casas de praia. 

Costuma ser a principal integrante do kit de viagem de quem possui alergia a insetos, pois ocupa pouquíssimo espaço, mas incomoda visualmente por não ser tão precisa como os modelos anteriores, servindo apenas para quebrar o galho em alguma situação mais urgente.

 

Véu mosquiteiro

Apesar do seu nome, ele também se encaixa como um tipo de tela mosquiteira. Pode ser comprado em modelos já prontos e é comumente utilizado sobre berços, redes e camas, fornecendo proteção na hora de dormir. 

Nas regiões com clima tropical, ele está presente em quase todas as casas, e é umas das recomendações básicas de saúde da Organização das Nações Unidas para evitar a propagação de doenças como a malária, dengue, chikungunya e zika. 

Possui custo acessível e fácil instalação, mas a proteção é limitada somente ao local onde estiver instalado.

 

As telas mosquiteiras para ambientes podem ser fabricadas em diversos materiais como fibra de vidro, fio de nylon, PVC, aço galvanizado, alumínio ou inox. Elas protegem e também servem para aumentar a privacidade do ambiente, pois diminuem a visibilidade de quem está do lado de fora. 

É ideal se proteger de qualquer intruso o ano inteiro, pois assim também se evita a contaminação de alimentos expostos, como as frutas e comidas que ficam em cima da mesa.

Conheça as opções de Telas Mosquiteiras comercializadas pela Casa das Persianas: