Pular para o conteúdo principal
Por favor, aguarde...
Problemas com sol excessivo? Proteja sua casa com estilo

Saiba como proteger sua casa do sol excessivo

Cuidar de uma casa às vezes vai muito além de limpar e fazer a manutenção preventiva de tudo que a compõe, mas só quem já enfrentou os fatores da natureza sabe do que estamos falando. As condições climáticas podem influenciar na qualidade da moradia e causar prejuízos que não estavam no orçamento na hora de construir, comprar ou alugar um imóvel. Mofo, superaquecimento, umidade excessiva e gastos extras com pinturas e energia elétrica são alguns exemplos e em alguns casos, a decoração pode ajudar a evitar danos. Principalmente se houver sol excessivo nos cômodos.

 

Aparelhos eletrônicos e móveis

A maioria dos produtos no interior de uma casa possui um prazo de validade que varia com a sua intensidade de uso. Alguns podem durar uma vida inteira, desde que utilizados com cuidado. Porém, o sol excessivo pode diminuir a qualidade, o aspecto e a validade de alguns desses itens. Pisos, móveis, sofás ou até mesmo os aparelhos eletrônicos aumentam o seu desgaste em contato com o sol, e em alguns casos podem até parar de funcionar completamente.

A luz direta solar aumenta a temperatura de tudo o que ela toca. A composição de cobertura e proteção da maioria dos móveis e eletrônicos passam por testes de durabilidade em condições de funcionamento normal, dentro de tudo o que prevê o seu uso.

Então, em alguns casos, o aumento da temperatura com a luz solar pode alterar a sua composição, superaquecer seus componentes e até causar deformidades e ressecamentos por conta do calor.

 

Superfícies reflexivas

Itens como pisos e móveis possuem na sua cobertura um revestimento especial para dar brilho e lisura. Em situações de sol excessivo, essa camada pode tornar-se um espelho refletindo a luz solar e a sua temperatura em outros locais da casa. Além disso, essas superfícies costumam ser finalizadas com composições químicas que se alteram sob a incidência solar, seja em cor, formato ou aspecto. Nesses casos, o cuidado precisa ser redobrado na hora de escolher o que ficará exposto ao sol, e optar por móveis e pisos com coberturas foscas e cores claras pode diminuir as possibilidades de prejuízos.

 

Contra o sol excessivo: aliando design com proteção

É comum ver o uso de ar condicionado como uma opção de conforto térmico para dias mais quentes. Mas, além do gasto com energia elétrica, esses aparelhos costumam provocar crises alérgicas e sensação ressecamento, uma vez que funcionam retirando a umidade do ambiente e devolvendo o ar frio e seco. Por isso, a melhor opção sempre é priorizar a circulação de ar natural no ambiente.

Em situações onde não é possível reformar ou alterar os ambientes, as pessoas tendem a vedar a entrada de luz solar e com isso, acabam perdendo a iluminação natural e até a circulação de ar. Nesses casos, cortinas, persianas, telas tipo screen ou até mesmo toldos podem ser a solução para manter a temperatura ambiente ideal e saudável para toda a sua casa.

Uma das opções são as películas solares, como aquelas que utilizamos em carros. Elas ajudam a diminuir a incidência da luz solar, trazem privacidade e equilibram a temperatura do ambiente. Geralmente, elas não são tão úteis como opção por serem fixas, limitarem a vista da paisagem, necessitarem da janela estar completamente fechada, ou até mesmo por diminuírem a iluminação natural necessária para valorizar a decoração interna.

Um cuidado a ser tomado é com o uso de materiais tipo blackout. Eles impedem a entrada do sol excessivo, mas podem acabar funcionando como um vedante para o cômodo, deixando-o mais abafado. Apostar em cortinas de tecidos semitransparentes e tons neutros, evita os raios solares diretamente, mantém a iluminação e não bloqueia a passagem de ar. Além disso, elas podem combinar com a decoração do ambiente e agregar um tom requintado de leveza, bom gosto e naturalidade na ornamentação do espaço. 

Já os toldos de braços articulados também funcionam como uma solução para quem não gosta de cortina. Eles ficam pelo lado de fora e podem ser reclinados quando não houver mais sol, também protegem da chuva e, em alguns casos, permitem até que a janela fique aberta enquanto chove.

Persianas ou cortinas com tecido tipo screen ajudam na hora de manter o ambiente mais confortável e bonito. Você pode escolher a porcentagem de incidência solar direta que achar mais conveniente para cada espaço, sem perder a visualização para o exterior e nem a circulação de ar. Eles possuem um ar moderno e combinam melhor com ambientes mais tecnológicos.

 

Veja abaixo os nossos produtos e planeje como deixar a sua casa mais segura, bonita e confortável. Cortinas, persianas, telas e toldos que vão bloquear o sol excessivo e proporcionar um charme de estilo requintado na sua decoração.